O poder da música na luta pela paz em Angola

Em angola, o dia da Paz é celebrado anualmente no dia 04 de Abril para comemorar a assinatura do acordo de paz de 2002, que pôs fim à guerra civil angolana. A Guerra teve um efeito muito negativo no país deixando devastado, com mais de um milhão de pessoas m-rtas, feridos e muitos deslocados.


O poder da música na luta pela paz em Angola


Desde então esse dia tem sido uma oportunidade para os angolanos lembrarem a importância da paz e da reconciliação e trabalharem juntos para construir o futuro melhor.

Mas, como acontece em muitas situações, a música teve um papel importante na luta pela paz e na celebração da diversidade cultural do país.

Durante a guerra civil, muitos artistas usaram suas letras para falar sobre a luta pela paz e pela justiça social. Eles foram a voz dos que não podiam falar e a esperança dos que perderam a fé. 

$ads={1}

Eles escreveram músicas que inspiraram e motivaram o povo angolano a lutar por um futuro melhor.

Uma das músicas mais emblemáticas da era da guerra civil em Angola é "O Guerrilheiro (Mwangolé)", de David Zé. A música foi escrita em 1975, durante o auge do conflito, e é um tributo aos guerreiros que lutaram pela liberdade e pela paz. Confira também: O legado de Paulo Flores: Como o músico influenciou e transformou música popular angolana?

É impossível ouvir essa música e não sentir a emoção que ela transmite. A letra é poderosa e inspiradora, e nos faz lembrar que a luta pela paz não é fácil, mas é necessária.



Em resumo, o Dia da Paz em Angola é uma oportunidade para os angolanos celebrarem sua história e trabalharem juntos para um futuro melhor. A música nacional de Angola desempenhou um papel importante na luta pela paz e na celebração da diversidade cultural do país. 

Seja através de hinos de resistência ou de mensagens de esperança, a música angolana é uma prova da força e da resiliência do povo angolano.

Desde o fim da guerra civil, a música continua a desempenhar um papel importante na celebração da paz em Angola. Artistas de todo o país se apresentam em festivais e eventos para lembrar a importância da paz e da reconciliação. A música é uma forma poderosa de unir as pessoas e inspirá-las a trabalhar juntas para um futuro melhor. É uma prova da força e da resiliência do povo angolano.


Confira abixo o memorando da paz postado por uma página no Youtube:



Este Dia da Paz em Angola é mais um lembrete de que a paz é possível. Devemos sempre lembrar daqueles que lutaram e deram suas vidas por ela. E devemos continuar a trabalhar para construir uma sociedade pacífica e próspera. A música angolana é uma das formas mais poderosas de celebrar a paz, e temos muitos artistas talentosos que continuam a escrever e cantar sobre ela. alert-info

Postar um comentário

Estimado leitor, DEIXA O SEU COMENTÁRIO AQUI, dê a sua opinião, ideias e sugestões...

Podes sugerir correções, ou dar opiniões sobre o nosso trabalho e sobre este artigo estás no lugar certo, podes ainda nos ajudar em ideias de assuntos que gostarias de ler, ver ou saber na MWANGOLE NEWS (MWNEWS) através do botão abaixo.

Postagem Anterior Próxima Postagem