Por que Rema é o ícone da cultura africana em 2023

Rema: o ícone Afrobeats que nos ensina a acalmar

Por que Rema é o ícone da cultura africana em 2023

A nova geração Afrobeats da Nigéria é uma fonte de inspiração para muitos. Eles seguiram os passos da geração anterior, que inclui nomes como 2face, Psquare, Freestyle (agora Mista Styles), Sasha, Ruggedman, the Remedies, Bouqui e outros, e merecem crédito por aproveitar o momento, quebrando convenções e inovando.

Entre os nomes mais conhecidos, como Davido, o iconoclasta Burna Boy, o destemido Wizkid e a brilhante Tems, há um que se destaca pela sua singularidade: Divine ‘Rema’ Ikubor. Ele é o irmão mais novo que captura totalmente o momento e seu potencial ilimitado e sua gama de possibilidades.

Rema: silencioso, focado e feroz

Algumas pessoas acreditam que os artistas nigerianos, especialmente os que fazem parte do Afrobeats, devem ter uma certa personalidade: extrovertidos, agressivos, voltados para os outros.

Elas pensam que eles devem estar sempre ocupados e criando “conteúdo”. Elas esperam que eles provoquem seus concorrentes, mobilizem seus fãs e se gabem de suas conquistas.

Mas Rema não se deixou levar por essas expectativas. Ele continuou sendo ele mesmo: calmo, concentrado e determinado. Eu me lembro de ver algumas entrevistas dele há dois anos e pensar: Esse é o que vai se destacar, que vai durar e que vai ser lembrado.

A principal razão do seu sucesso é, claro, o seu talento e a sua dedicação. Mas talento não falta na Nigéria e, em geral, todos se esforçam muito. Por isso, eu acho que a razão mais profunda do seu sucesso é o seu senso de propósito interno. Ele não se compara a ninguém além de si mesmo. Ele sabe quem ele é, do que ele é capaz e até onde ele pode chegar.

Rema: impulsionado pela sua contribuição única

A sua ascensão, como observei, não é motivada pelo medo ou pela competição. É impulsionado por uma profunda compreensão de que ele tem uma contribuição única para o mundo, e só ele pode dar essa contribuição, por isso não há necessidade de prestar atenção ao que os outros estão a fazer.

Pode parecer estranho fazer essa comparação, mas não é se você estiver prestando atenção nele: Rema é o que o professor espiritual Deepak Chopra chamou de “auto-referencial” há três décadas. Isso é um tanto incomum porque Rema é um membro fiel da Geração Z. Sem julgamento, é uma geração que está convencida de que deve estar sempre visível, sempre ser ouvida e que o único jogo que conta é o hustle and grind. É claro que as raízes desta energia vêm dos millennials, por isso ninguém deve ser muito rápido em subir no cavalo.

Mas, surpreendentemente, Rema evitou tudo isso para ter sucesso à sua maneira, ouvir a sua própria voz, prestar atenção ao seu próprio espírito e dançar ao seu próprio ritmo, ganhando a canção africana com um bilhão de streams no Spotify com “Calm Down".

Rema: um ícone que se tornará uma lenda

Ele é um ícone e, quase inevitavelmente, acabará se tornando uma lenda. Porque, veja bem, até as estrelas ganhadoras do Grammy vêm e vão, as raves acabam e as tendências expiram, mas lendas? Eles são importantes para a eternidade. Aqueles que têm os olhos voltados para o eterno e que enxergam além do inconstante aqui e agora acabam realmente importando.

Rema nos ensina que nunca sai de moda conhecer-se, ser plenamente você mesmo e trilhar o próprio caminho, por mais solitário que seja. Desta forma, ele é uma voz – além da música – que clama no deserto, um profeta falando suavemente à sua geração e idade, dizendo-lhes para se acalmarem. Numa época de grandes crises espirituais, emocionais e de saúde mental, só podemos esperar que as pessoas ouçam.

Deixa o seu comentário

Estimado leitor, DEIXA O SEU COMENTÁRIO AQUI, dê a sua opinião, ideias e sugestões...

Podes sugerir correções, ou dar opiniões sobre o nosso trabalho e sobre este artigo estás no lugar certo, podes ainda nos ajudar em ideias de assuntos que gostarias de ler, ver ou saber na MWANGOLE NEWS (MWNEWS) através do botão abaixo.

Postagem Anterior Próxima Postagem